Uma Tra(gê)tória

Gessica com Gê, assim mesmo, com o diferencial já na escrita do nome. Curiosa de berço e apaixonada pelo universo das palavras. Ainda não sei porque escrevo, mas na tentativa de descobrir, há mais de 15 anos rabisco cadernos, blocos de nota e sites online. Nessa caminhada, já publiquei poemas, minicontos, e artigos: de opinião, científicos e assuntos dos mais variados.

Meu primeiro registro em carteira de trabalho foi aos 16 anos de idade, como aprendiz administrativo na SEMP Toshiba, e depois fui bancária por dois anos no Banco Bradesco.

Aos 18 anos, consegui uma bolsa de estudos integral (PROUNI) para cursar Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi. Essa foi uma das grandes conquistas da minha vida, pois vinha de 10 anos de ensino deficitário em escolas públicas, e de um núcleo familiar de trabalhadores precarizados (mãe empregada doméstica, pai motorista) sem qualquer educação formal primária.

Na Universidade, mesmo com a dupla jornada por causa do trabalho no Banco, me dediquei ao máximo, usufruindo da oportunidade em todos os níveis. Fui aluna-representante de classe por vários anos e o projeto publicitário que desenvolvi com meus colegas de classe foi premiado entre os três melhores projetos de conclusão de curso.

Em 2012, último ano da faculdade, iniciei minha carreira na área de comunicação como estagiária comercial no Grupo Raí. Saí da agência para encarar o desafio de coordenar um projeto de implantação de um departamento de marketing no Almeida e Associados, o que me garantiu boa experiência com gestão de projetos. E então fui parar na Axpe, uma imobiliária butique com forte apelo criativo, onde fui responsável pela redação de anúncios de imóveis, conteúdos para redes sociais, e-mail marketing e outros textos publicitários.

Em 2017, decidi migrar de país, área, vida. Cruzei o Atlântico e vim parar no Porto, em Portugal, para realizar um mestrado em Estudos Africanos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Enquanto isso, trabalhei como editora de conteúdos na 7Graus, onde também assumi a gestão de uma equipe de criadores de conteúdo.

Finalizado o mestrado (orgulhosamente avaliada com 19 valores :) e você pode consultar a minha dissertação aqui), trabalhei como redatora e gestora de social media freelancer para o Goethe Instut Portugal no projeto ReMapping Memories, e redatora especialista em SEO para a FARFETCH.

Mas a vida acadêmica me chamou de volta. Em 2022 fui selecionada para uma bolsa de investigação no projeto MigraMediaActs– “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” e dei início ao meu doutorado em Estudos Culturais pela Universidade do Minho (Braga, Portugal).

Desde janeiro de 2024 sou bolseira de doutoramento com apoio da Fundação Para Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvo um projeto de pesquisa voltado para mulheres negras e ativistas no jornalismo português.

Em termos gerais, há mais de dez anos desenvolvo atividades relacionadas a marketing, planejamento de comunicação, social media e redação criativa. E mais recentemente tenho enveredado pela via acadêmica, numa busca constante em associar a minha formação como comunicadora e paixão pela escrita com a luta por justiça social.

O meu combustível é a constante aprendizagem.